Neopilates une Pilates ao treino funcional e atividades circenses

Postado em 20/05/2016

Neopilates une Pilates ao treino funcional e atividades circenses

Sobre os benefícios do Pilates a maioria das pessoas já ouviu falar: melhora da postura, força muscular, flexibilidade, entre muitos outros. Mas, e o Neopilates? O que significa? No que se assemelha e no que se diferencia do método Pilates?

 

A modalidade tem conquistado cada vez mais pessoas, inclusive famosas como Gisele Bündchen, Isis Valverde, Preta Gil, Juliana Knust, Larissa Maciel, entre outras, que já se declararam adeptas do “novo Pilates”.

Amanda Braz, fisioterapeuta, Mestre em Neurociências, autora do método Neopilates, explica que ele é uma modernização do método (Pilates), que une outros conceitos atuais, como o treinamento funcional, as atividades circenses e lúdicas, aos princípios do Pilates.
A fisioterapeuta Graziele Almeida, gestora da Universo Postura Pilates (RJ), reforça que o Neopilates é um método recém-criado, “que reúne os conceitos do Pilates clássico (respiração, contrologia e acionamento do core); a parte lúdica e desafiadora dos elementos circenses; o treinamento funcional e as bases instáveis”.

Graziele destaca que o método utiliza, em sua maioria, equipamentos suspensos, como a lyra do circo, o gravity (tecido), o wall, o slackline, e outros, como coreskate, escada , skier e mousefit.

Benefícios do Neopilates

 

O Neopilates tem agradado muitas pessoas pois agrega outras vantagens aos benefícios já oferecidos pelo Pilates tradicional.

Amanda destaca que, além de todos os benefícios do Pilates (força muscular, boa postura, flexibilidade, consciência corporal, melhora da capacidade respiratória), o Neopilates agrega os benefícios do treinamento funcional e das atividades circenses, como a melhora na execução nos movimentos do dia-a-dia, agilidade, equilíbrio e emagrecimento.

Graziele reforça que, assim como o Pilates, o Neopilates oferece diversos benefícios aos praticantes, “como melhora da capacidade respiratória, a correção das alterações posturais, o aumento da flexibilidade e da força muscular”.

“Devido às bases instáveis, o Neopilates demanda mais coordenação motora e equilíbrio. As posturas são mais desafiadoras, estimulando o praticando a vencer seus limites elevando sua autoestima e autoconfiança”, explica Graziele.

Dessa forma, podem ser apontados como os principais benefícios do “novo Pilates”:

  • Melhora da postura;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Fortalecimento muscular;
  • Consciência corporal;
  • Melhora da capacidade respiratória;
  • Melhora na execução nos movimentos do dia-a-dia;
  • Melhora do desempenho em outros esportes;
  • Mais agilidade;
  • Mais equilíbrio;
  • Emagrecimento (gasto calórico pode chegar a 500cal/h);
  • Aumento da autoestima e autoconfiança.

Neopilates x Pilates tradicional

 

Para Graziele, a principal diferença entre o Pilates e o Neopilates é a instabilidade das bases que, com isso, recruta mais fibras musculares, gerando um maior gasto calórico.

Amanda explica que, no Neopilates, são utilizados novos equipamentos: alguns inéditos no Brasil, outros inéditos para fazer Pilates. “Seguimos tendências mundiais, com o objetivo de potencializar seus benefícios e ainda deixá-lo mais divertido e desafiador!”.

A autora do método destaca que o objetivo principal é ensinar as pessoas a dominarem seu corpo e sua mente, o que Joseph Pilates chamava de “contrologia”. “Outro objetivo é mostrar que é possível fazer atividade física de forma prazerosa, seja ela para obter a boa forma física ou para reabilitar”, diz.

“A inclusão dos princípios do treinamento funcional, que são mais intensos e incluem exercícios aeróbicos, fazem com que a perda de calorias seja maior do que uma aula de Pilates convencional. Em média 500 calorias por aula”, acrescenta Amanda.

Outras Notícias

 

O Pilates na reabilitação pós-Covid
Postado em 05/03/2021

Chegamos a março e, depois de um ano, a SARS Covid-19 chega com uma segunda onda mais forte que a primeira. Sigamos firmes nos cuidados!

Mas, além disso, temos que lidar com as sequelas deixadas pela primeira onda. Sim, existe uma síndrome pós-Covid!
leia mais »

Pilates na prevenção e reabilitação de LER/DORT
Postado em 05/03/2021

Em 28 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados do Trabalho (DORT).

As LER/DORT são danos causados por movimentos excessivos, irregulares e intensos ...
leia mais »

Os benefícios do Pilates pós-cirurgia bariátrica
Postado em 22/01/2021

A cirurgia bariátrica é uma intervenção cirúrgica feita no aparelho digestivo com o objetivo de reduzir o peso dos pacientes. Existem alguns tipos de cirurgias atualmente onde diferentes áreas são retiradas ou reduzidas.

Os pacientes subm...
leia mais »