Veja qual atividade física é ideal para o seu perfil e objetivo

Postado em 03/08/2016

Veja qual atividade física é ideal para o seu perfil e objetivo

Musculação: esta é uma das atividades que consegue agradar diferentes perfis, já que pode ser praticada em ambiente reservado e individual ou em ambientes coletivos, no modo circuito de aparelhos. “É a base do condicionamento físico, abrange muitos itens da aptidão física, tais como força e flexibilidade. Proporciona ganho de massa muscular, definição do corpo e ajuda na perda de peso”, diz o professor de educação física Ricardo Souza, da Academia Bio Ritmo.

Corrida: é uma atividade de alto impacto, o que exige de seu praticante um bom condicionamento físico geral, com bom fortalecimento e resistência muscular dos membros inferiores, assim como boa capacidade e resistência cardiorrespiratória. “É uma excelente forma de conhecer novas pessoas e fazer novos amigos. Mas requer concentração, controle emocional e físico. Como pode ser praticada em qualquer lugar e, em linhas gerais, é um esporte de baixo custo, a corrida é acessível a qualquer pessoa”, diz Débora Branco, diretora Executiva da academia R.White. A prática ainda acelera o metabolismo, levando à perda de peso, diminui o risco de doenças, reduz o stress e a ansiedade e ainda aumenta o bem estar físico, mental e social.

 

Lutas: lutas como o jiu-jitsu exigem concentração, força e disciplina. A atividade tem bastante contato físico e é indicada para quem gosta de interagir. O condicionamento físico, a queima de calorias e a consciência corporal também são os focos dessa modalidade. “A atividade não é vetada a ninguém, mas pessoas com lesões articulares no ombro, por exemplo, devem ter mais atenção”, diz a preparadora física da Bio Ritmo Denise Oka.


Natação: esta atividade de baixo impacto é indicada para quem procura por condicionamento cardiovascular, melhora postura, equilíbrio, coordenação, flexibilidade, agilidade. Se você não faz a mínima questão de interagir com as pessoas durante as atividades físicas, este é o seu esporte. “Não existem restrições, só atenção às pessoas que podem apresentar algum tipo de alergia dermatológica ao cloro, por exemplo”, diz Ricardo.

Vôlei: se você procura um esporte de alto impacto e frequentes deslocamentos, você deve escolher o vôlei. Proporciona condicionamento físico, aumenta a coordenação motora e turbina a massa muscular. “O vôlei consegue atingir principalmente aqueles que não gostam de praticar futebol pelo contato físico”, orienta Débora. Pessoas extrovertidas, que gostam de atividades em grupo, com desafio e superação também são o perfil ideal para o esporte. 

 

Futebol: um esporte de socialização, esta é a maior característica do futebol. A atividade exige contato físico com adversários e com os membros de sua própria equipe. Diminuição da gordura corporal, aumento da força e da massa muscular, ativação dos músculos da coxa, glúteos, costas e abdômen são alguns dos benefícios do esporte. Em 45 minutos de jogo, você pode queimar cerca de 400 calorias. “O futebol tem ênfase no trabalho muscular localizado que são as pernas (quadríceps, glúteo e posterior de coxa), é considerado um esporte de alto impacto, portanto apresenta alto risco de lesões. O praticante tem que ter bom preparo físico, tanto cardiovascular como muscular, para diminuir os risco de lesões”, diz Débora.  

 

Ciclismo: no geral, esta é uma atividade de baixo impacto. No caso do mountain bike, uma modalidade em que os praticantes têm que passar por obstáculos, o impacto é considerado médio. Por se tratar de uma atividade que pode ser desempenhada sozinho ou em grupo, é indicada tanto para quem gosta de interagir como para aqueles que preferem momentos de reclusão. “O ciclismo favorece o fortalecimento e a tonificação muscular, além de trabalhar as competências cardiovasculare”, diz Ricardo.

 

 
 

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