Yoga infantil e seus benefícios

Postado em 20/05/2016

Yoga infantil e seus benefícios

Praticar yoga não é apenas um estado de espírito, mas sim um exercício constante de trabalho mental, corporal e da respiração sempre em harmonia. Se isso parece difícil e complicado para os adultos, com a vida corrida e carregada de grandes emoções, que dirá da compreensão de uma criança sobre todos esses aspectos? Porém, geralmente, é nesse ponto que nos enganamos, no qual a prática da yoga infantil consegue tranquilizar a energia dos pequenos e transformá-los em adultos mais felizes e emocionalmente equilibrados.

Os benefícios da yoga para as crianças são inúmeros: alívio de doenças respiratórias, psicossomáticas, auxílio na perda de peso e desordem do aparelho digestivo, aumento da autoestima e da confiança, aprimora a concentração nos estudos e a memória. “Com a prática, essa criança será um adulto mais tolerante, seguro de si, amável compreendendo o mundo de uma forma muito mais clara e objetiva, pois entenderá que toda mudança externa se inicia com a mudança interna”, afirma Danielly Abreu, professora de yoga da Academia Ecofit Club.

O professor, durante as aulas, consegue desenvolver as técnicas respiratórias (Pranayamas) que auxiliam na construção dos ásanas (como são chamadas as posturas da yoga) e isso mantém a atenção e a motivação das crianças, evoluindo gradativamente essa atividade tão benéfica. “Algumas técnicas estimulam a concentração e a atenção, ideais para ásanas de equilíbrio. Outras produzem o efeito de relaxamento e calma. Em cada série o professor dá esses estímulos de acordo com o objetivo a ser alcançado. Isso faz com que as crianças sintam vontade em praticar”, diz.

Respirar bem significa ser saudável e feliz e é, de acordo com os conhecimentos da yoga, a porta para o domínio pleno da mente, por estar ligada às áreas emocional e mental. Mas como praticar isso com os pequenos? Danielly propõe o uso de brinquedos como uma boa alternativa para a percepção da respiração pelas crianças. “A respiração ritmada favorece a concentração deles e pode ser utilizada aproveitando a sua imaginação. Podemos utilizar um brinquedo leve, colocá-lo no seu abdômen, que ela irá observar o sobe e desce da barriga pela respiração que está fazendo”, conta. Essas técnicas podem conquistar resultados diferentes, tais como redução da pressão sanguínea (calma), consciência corporal (percepção de cada ponto do corpo), mantém a mente atenta e concentrada, equilíbrio, ou até outros exercícios específicos, onde se imita o som da abelha para concentração.

Boa parte dos asanas executados pelos adultos podem ser praticados pelas crianças, bem como a respiração lenta e profunda, com movimentos suaves e com tempo de permanência mínimo – sempre respeitando o limite de cada uma, assim como ocorre com os mais velhos. A principal diferença entre as aulas para adultos e para as crianças está na forma de abordar e aplicar cada etapa da aula. Em alguns casos, podem-se inserir brincadeiras, cânticos de mantras, contos que estimulem o respeito ao próximo e à natureza e onde a prática dos asanas possa ser inserida.

Não há mistérios na yoga infantil e nem restrições de prática, os pequenos podem fazer ásanas simples até mesmo as invertidas que impressionam muita gente. Para os pequenos, é claro, tudo é divertido. Para os pais, um alívio – grande parte dos adultos procuram colocar seus filhos na yoga para que adquiram bons hábitos na infância, evitando doenças e tendo uma vida mais equilibrada, menos agitadas e ansiosas.

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